Clique em qualquer propaganda na lateral deste BLOG que voce estará ajudando a manter o Projeto! !

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Segunda Aula

Os Principais Hardware.

Monitor de Vídeo É um dispositivo de saída de dados. Nele podemos visualizar as informações que o computador exibe. O monitor é semelhante a uma televisão. Seu tamanho é medido em polegadas, pode se dizer que o padrão atual é 17 polegadas. Os computadores com tela inferior a dez polegadas não são os Notbooks, mas sim o NetBook. As usuais são: Comum, CRT e LCD. CRT=tela plana, porém com tubo de imagem traseiro, logo, grande e pesada. LCD= tela plana e sem tubo de imagens, logo, fina e leve.

Gabinete → é considerado a estrutura do computador, que neles estão acoplados e fixados os componentes do PC (Personal Computer). Existem diversos modelos e cores de gabinetes, porém, todos atendem aos parâmetros necessários para receber as peças devidas. Algumas pessoas costumam chamar o gabinete de CPU, porém, isto não é certo. A CPU é uma das partes do gabinete, e não o gebinete em si.

Teclado → Como definido pelo dicionário é um conjunto de teclas, porém, na Informática, é um dispositivo de entrada formado por diversas teclas. É dispositivo de entrada, porque com ele adicionamos informações ao computador. Apesar de existir de diversos tamanhos e modelos, todos são iguais por padrão. O teclado de um computador é dividido em quatro partes:
· Teclado Alfanumérico, Teclado Numérico, Teclas de Controle e Teclas de Função.
Todos estes tipos serão estudados mais a frente quando iniciarmos digitação.

Mouse → No inglês significa rato, esse nome por causa da sua semelhança, é também um dispositivo de entrada, (com ele enviamos informações para o computador), onde através da movimentação do cursor* na tela, nos permite abrir programas e executar funções sem ter que digitar nada. Atualmente o mouse mais usado é óptico (sem a bolinha embaixo).
*Cursor a forma na qual a setinha do mouse assume ao ser usado em um programa, ou simplesmente a seta na área de trabalho.

Discos → São dispositivos de armazenamentos, onde são guardadas/armazenada todas as informações processadas dentro do seu computador.
Exemplos: Disquete, CD-ROM, DVD, HD, etc.
O dispositivo de armazenamento pode ser também um dispositivo de entrada ou dispositivo de saída. Exemplo: Quando insiro um CD-ROM com dados no PC, este CD-ROM está sendo um dispositivo de entrada. Porém, se insiro um CD-ROM limpo no meu PC para gravar algo nele, então este CD-ROM será um dispositivo de saída.

Periféricos → são equipamentos que quando ligados aos componentes centrais do computador completam sua função. Exemplos: Scanner, Impressoras, Webcam, etc. Os periféricos podem ser dispositivos de armazenamento, ou de entrada, ou de saída. Cada caso, um caso.